O que levar?

CALÇADO

 

O tipo de calçado escolhido tem de ser cómodo, pois os pés do Trekker são o elemento básico a proteger, quer do frio quer da humidade. 

 

Ao comprar as suas botas para caminhar não se esqueça de comprar um numero acima do que habitualmente usa. 

 

Ao usá-las deve calçar dois pares de meias umas grossa e umas finas, para evitar as bolhas nos pés. Também convém fazer a compra do calçado durante a tarde já que os pés estão um pouco mais inchados do que de manhã. Nunca mas nunca utilize calçado novo num passeio ou caminhada, faça sempre uma adaptação uns dias antes de qualquer.

MOCHILA

 

É o objecto principal do caminhante, fazemos dela a menina dos nossos olhos, custando-nos mesmo, até empresta-la, mesmo quando já está velha. Um verdadeiro homem da natureza possui no mínimo duas.

Este tipo de mochila destina-se a passeios curtos, perfeitas para transportarmos algum reforço alimentar, um agasalho para o frio, a máquina fotográfica e o cantil. 

Deve ser leve e resistente, possuir alças para ajusto e a sua capacidade não deve ultrapassar os 30 litros. 

É definitivamente a que mais usamos.

VESTUÁRIO

 

Na escolha do vestuário, para a prática de caminhadas ou passeios pedestres, há que ser prático, e ter em atenção, à comodidade, ao peso, à proteção contra o frio, à humidade e ao vento, quer no Verão quer no Inverno.

1ª CAMADA

 

As peças que estão em contacto com a pele convém que sejam de um material que não absorva a humidade, mas sim que a repele, como as fibras, embora as peças de algodão sejam muito confortáveis mas absorvem a humidade e levam muito tempo a secar.

2ª CAMADA

Esta camada é ideal, quer para o verão como para o Inverno, de preferência devem ser de malha polar, em virtude de ser um bom isolamento térmico, de ser muito leve e de ter uma manutenção pouco delicada.

3ª CAMADA

Também é conhecido por anoraque, convém que seja uma peça isoladora, que proteja do vento e da chuva, que seja larga para que proporcionem comodidade e permita boa liberdade de movimentos. Esta peça deve ter vários bolsos, quer no interior, quer no exterior de preferência com fechos de correr ou felcro para maior segurança.

CALÇAS

Devem ser largas para não prender os movimentos, devem ser resistentes, ultra-leves e que deixem passar a transpiração. Para condições muito frias opte por calças de tecido polar, ou mesmo calças de treino de algodão, por dentre, pois funcionam como um bom isolador térmico.

MEIAS

Deve calçar um par de meias fino e um par de meias mais grossas (de preferência sem calcanhar e sem costuras), para que o ar possa circular entre as botas e os seus pés, e assim evitar que se forme as características bolhas.

CHAPÉU / BONÉ

De preferência com pala para se proteger do sol, independentemente da sua cor, feitio ou estilo.

GORRO / BANDANA

Para aqueles dias de muito frio, de preferência de lã.

IMPERMEÁVEL / PONCHO

Indispensável para dias de muita chuva.

ALIMENTAÇÃO

 

Deverá ser rica em calorias e bastante variada, correspondendo ao esforço efectuado, deve-se comer pouco e várias 

vezes, o suficiente para não nos sentirmos cheios, o que poderá perturbar a nossa caminhada. 

Beber água sem termos sede e comer antes de ter fraqueza, são regras básicas para quem pratica este tipo de actividade.

Para uma caminhada de um dia, deve levar água suficiente para o passeio (min. 1,5Lt), fruta, frutos secos, barras de produtos energéticos, chocolates e algumas sandes.

MATERIAL DE SEGURANÇA

 

Para este tipo de actividade de contacto com a natureza é imprescindível possuirmos no mínimo algum material de segurança, pois muitas das vezes estamos longe da civilização e os meios de auxílio podem demorar a chegar. Como diz o ditado do povo "mais vale prevenir, que remediar".

Primeiros Socorros: Um pequeno estojo estanque, que contenha algum material de farmácia, tais como: algumas ligaduras, compressas esterilizadas, anti-sépticos, pensos rápidos, aspirinas, adesivos, tesoura, garrote, luvas esterilizadas, desinfectante e manta de sobrevivência.

Bastões: Também conhecido por bengala permite simultaneamente, melhorar o equilíbrio em terreno acidentado e tornar a caminhada mais eficaz. O bastão também pode ser útil para nos proteger contra a agressividade de cães. Caminhar com um bastão permite ritmar o passo e depositamos 30% do nosso esforço neles.

Apito: Faz parte do equipamento de sobrevivência. Poderá ser útil para dar a sua localização ou chamar alguém.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now